ADVOCACIA

ADVOCACIA

domingo, 20 de setembro de 2015

10 Coisas que os advogados não deveriam demorar para aprender

10 Coisas que os advogados não deveriam demorar para aprender

Seguem abaixo 10 pontos que na minha opinião podem contribuir bastante para o desenvolvimento dos advogados. Se você gostou desta publicação, você pode dar clicar no botão “Curtir” no lado direito da página. É uma pequena forma de contribuição, mas muito importante. Danke sehr.

É importante sempre manter contato com as pessoas com as quais você já trabalhou

Não porque você um dia pode precisar delas, mas porque muito do que você é, se deve a elas. Elas perderam tempo ensinando você e lhe transmitiram coisas que não estão nos livros.  Isto também vale para Professores e colegas; o meio do direito não é muito grande: cultive amizades e seja grato às pessoas que lhe ensinaram.

 Mentores são de grande ajuda

Mentor pode ser um Professor, um antigo chefe e também um amigo, o importante é que você tenha um, ou melhor, mais de um. Eu tenho muitos e costumo consultá-los sempre antes de tomar grandes decisões. Eles vão ter mais experiência do que você e uma visão neutra da situação para a qual você precisará de conselhos. Sim, você precisará de conselhos.

 Otimizar o tempo e se organizar é uma arte

Eu tenho lido muito sobre dicas sobre organização, principalmente sobre gestão do tempo e isto tem feito uma diferença significativa na minha capacidade de concentração e qualidade de vida. Na internet existem muitas pessoas falando sobre o assunto e eu tenho tido esse tema como fundamental. Especialmente se você é uma pessoa ansiosa, se informe mais sobre o assunto.

Hoje eu planejo o meu dia e organizo minhas tarefas de uma maneira que eu jamais pensei que fosse conseguir e fico contente com o resultado.

 Nenhum idioma substitui o inglês

Você pode falar fluentemente alemão, italiano, francês ou espanhol, mas isto não suprirá a necessidade de você dominar o inglês, principalmente se você trabalhar em um grande escritório. Quanto mais você dominar o inglês, maiores serão as oportunidades.

 Cultura é indispensável

Leia muitos livros que não forem sobre direito. O nosso meio é repleto de pessoas inteligentes com uma bagagem cultural muito forte. Elas vão perceber facilmente se você tem cultura ou não. Aliás, é importante ressaltar que advogados mais experientes possuem grandes bibliotecas, e não perderam tempo no facebook e whatsapp por exemplo.

 Computador e celular roubam o seu tempo

E muito! Você poderia estar produzindo algo útil nesse momento! Modere um pouco.

 Estudar outro sistema jurídico é fundamental

Quando se estuda o direito de outro país, adquiri-se um olhar crítico sobre o nosso próprio sistema jurídico e isso é fundamental para que você eleve o seu nível. Para estudar outro ordenamento, não é necessário ir para outro país. Eu estudei muito direito alemão na Alemanha, mas também tenho estudado cada vez mais o direito inglês e americano, sem nunca ter estudado nos Estados Unidos ou Inglaterra. Se você quer trabalhar com contratos internacionais, entender de common law é muito importante. Não esqueça.

 A importância de uma boa base teórica

Prática sem uma boa base teórica é insuficiente. Quando eu estava no terceiro semestre, um grande advogado me disse uma vez batendo no livro “O direito se aprende aqui”. É verdade. No fim da faculdade, um grande advogado também me disse que nada substitui uma boa base sólida. Cada vez mais eu percebo como estes conselhos fazem sentido. Hoje em dia, o fácil acesso à informação através da internet acaba nos tornando superficiais muitas vezes. A internet é um oceano de informação, mas muito raso. Não seja um apenas um leitor de ementas, leia o livro e aprenda a base. Aprofunde-se.

Quem não sabe dizer “não”, deve aprender

Dizer “não” é difícil. Parece inclusive uma agressão como a gente acaba imaginando, mas não é. Você não pode assumir todas as tarefas, ajudar todos os seus amigos em todas as horas e etc. Você tem de ter prioridades. Cuidado para não acumular tarefas mais do que você pode dar conta. No direito isto ocorre com bastante frequência. Analise se o que lhe é solicitado deve ser feito realmente com a máxima urgência; existem tarefas que nascem urgentes, mas existem tarefas que não. Pondere. Você resolverá muitos dos seus problemas se aprender a dizer “não”. Muitas pessoas andam escrevendo sobre esse assunto. Vale a pena procurar mais sobre esse tema na internet.

 Você não pode absorver os problemas dos seus clientes

A vontade de resolver os problemas dos nossos clientes pode nos afetar negativamente mais do que a gente imagina. Você deve se esforçar ao máximo para resolvê-los, mas você não pode ir dormir pensando nisso. Organize o seu dia e estabeleça horários para trabalhar. Fora destes horários, não trabalhe! Não vá dormir pensando em trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário